Artesanato, lembrancinhas e outras coisinhas da educação Infantil

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Inclusão Educacional





O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Educação Inclusiva - constitui um conjunto de ações pedagógicas e uma proposta de organização do sistema educacional, que têm como fundamento a valorização da diversidade e o respeito às diferenças, reconhecendo o direito de todos à educação nas escolas comuns de ensino regular.
Escola Inclusiva - se fundamente no reconhecimento das diferenças humanas e na aprendizagem centrada nas potencialidades dos alunos, ao invés da imposição de rituais pedagógicos pré-estabelecidos que acabam por legitimar as desigualdades sociais e negar a diversidade.
A quem se Destina
À alunos com deficiência mental, visual, auditiva, física, dislexia, dificuldades de comunicação expressiva, com altas habilidades/superdotação, déficit de atenção/hiperatividade e outras necessidades educacionais especiais.
A Educação Inclusiva está assegurada pela:
Constituição Federal de 1988; Lei nº 7.853/89; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); LDBEN - Lei nº 9.394/96; Decreto 3.298/99 – Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; Lei nº 10.098/00 – Lei da Acessibilidade; Lei nº 10.172/01 – Plano Nacional de Educação; Resolução CNE/CEB nº 02/2001 – Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.

Profª Francimea Herculano Lopes

0 comentários: