Artesanato, lembrancinhas e outras coisinhas da educação Infantil

terça-feira, 8 de julho de 2008


Repensando "O CURRICULO"
Para que um currículo obtenha bons resultados para o âmbito educacional é fundamental que ele seja construído com a participação de todos os envolvidos no processo educativo.
Para se garantir a eficácia do currículo é importante que ele tenha embasamento na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, e ainda nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
O currículo deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem, o currículo é um plano a ser seguido e ainda, que precisa ser revisto e reformulado constantemente isso para que possa suprir as necessidades educacionais do seu contexto social. O currículo não é um documento no qual deva ser esquecido, que não tenha utilidade, ao inverso disso, o currículo deve ter seu espaço continuo no contexto escolar, todas as atividades, os planejamentos devem ter o currículo como base e . Por isso é de suma importância que a escola planeje a fundamentação teórica para a elaboração do seu trabalho, os objetivos e metas das disciplinas, os objetivos de aprendizagem de cada série, os conteúdos e orientações didáticas com a participação de todos da comunidade escolar na elaboração do currículo é mais fácil torná-lo real no ato educativo.Valorizar a diversidade local deve ser um dos eixos da proposta curricular de qualquer escola, isso é garantido pela LDB, quando defende a flexibilidade do que deve ser ensinado.
E por fim é indispensável que o currículo seja preparado, compartilhado e aceito por todos. Isso porque é ele quem dar o caminho aos profissionais da educação que atuam na instituição de ensino.

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