Artesanato, lembrancinhas e outras coisinhas da educação Infantil

terça-feira, 8 de julho de 2008

Punir menos e compreender mais, pode ser uma maneira de lidar com a indisciplina.




Liliana Almeida, psicopedagoga da Linha SOS Professor [808 96 2006], aceitou o desafio do EDUCARE.PT para estabelecer algumas orientações que permitam aos professores evitar ou, se não, lidar com algumas situações difíceis do quotidiano escolar. Seguem-se as possíveis respostas à pergunta "Como fazer para...?":Levar os alunos a cumprirem as regrasNo início do ano lectivo, o professor deve preparar os alunos para a sua própria auto-responsabilização. Ou seja: comprometê-los a participar na definição dos objectivos e regras da sala de aula, atendendo às regras gerais da escola. Fomentar o ensino participativo, envolvendo os alunos de modo que sejam os agentes directos da sua aprendizagem. Ensinar os alunos a ter uma atitude mais flexível e cooperativa em relação ao professor e aos colegas, criando pequenos debates sobre problemas despoletados na sala de aula.Gerir o barulho na sala de aulaÉ difícil controlar o barulho porque a sala de aula é um espaço interactivo formado por intervenientes com objectivos e vontades diferenciadas. Acresce que o aluno pode estar habituado a ouvir o pai e a falar em simultâneo, logo, o que é usual para ele torna-se uma infracção à regra na sala de aula. Cabe ao professor estar atento e descobrir a bagagem cultural de cada aluno. Mas se o ruído não for completamente perturbador, cabe ao professor naquele momento decidir se o ignora ou não. Caso decida ignorá-lo, no final da aula, deve chamar o aluno em privado e questioná-lo sobre o seu comportamento.Tornar as repreensões mais eficazesAs repreensões não devem ser aplicadas com muita frequência. O professor deve optar por chamar o aluno individualmente e questioná-lo, dizendo por exemplo: "Tu hoje estavas muito agitado, o que se passa? Posso ajudar-te?"; "Hoje não percebi o teu comportamento, estás com algum problema?"; "Estou a ver que estás preocupado, queres falar comigo sobre isso?" Tudo isto, não no sentido de querer punir, mas de mostrar ao aluno que está a querer compreendê-lo.Aumentar a empatia com os alunosControlar o tempo de fala é uma das estratégias para criar momentos de informalidade com a turma na sala de aula. O professor deve envolver os alunos em diálogos intra e intergrupos e colocar a turma em situações de participação expositiva. Porque permitir a um aluno contar uma anedota? Acabado esse momento, o professor retomaria a sua aula. Isto pode ser eficaz, se o professor definir previamente com os alunos que haverá momentos

0 comentários: