Artesanato, lembrancinhas e outras coisinhas da educação Infantil

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Educação Infantil e Ensino Fundamental: uma articulação necessária


As grandes mudanças em todo sistema de educação básica no Brasil que se iniciou a partir da aprovação da lei que amplia o Ensino Fundamental (lei nº 11274, de 6 de fevereiro de 2006), também trazem conseqüências para a Educação Infantil.
Pode-se destacar a cooperação mútua entre os professores da Educação Infantil e os do Ensino Fundamental, bem como a nova organização da Educação Infantil que passa atender crianças até 6 anos. Desta forma, os sistemas de ensino garantem maior aproximação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, caracterizando um continuidade e não uma ruptura.

Uma outra questão importante é o fato de que o sistemas de ensino poderão ampliar seu atendimento na Educação Infantil, principalmente o relativo às crianças de 4 e 5 anos utilizando os espaços antes destinados às crianças de 6 anos para ampliação das vagas e, portanto, do acesso às crianças menores.
Finalmente, espera-se que esses desafios sejam elementos mobilizadores para o debate para que se assegure cada vez mais uma educação com qualidade social para todas as crianças e sob a responsabilidade de todos: União, Estados e Municípios.

1 comentários:

Anônimo disse...

Amiga seu blog esta lindo perfeito e sua cara, claro com muita criatividade que é o que vc mais sabe fazer. Adorei........
Bom passo por aqui para te desejar todo sucesso em sua carreira pois sei que vc vai ser a pedagoga que vai fazer a diferença na educação do nosso Brasil pois sua inteligência é de deixar muitos de boca aberta.
Vc é simplismente inteligente, criativa, super mãe e uma super amiga.
Bjs...........Sucesso......